A CIÊNCIA DAS CÉLULAS QUE NUNCA ENVELHECEM

Resumo do TED Talks de Elizabeth Blackburn, acesse este link e assista na íntegra.

Para a bióloga Elizabeth Blackburn, que recebeu o Prêmio Nobel em 2009 por sua pesquisa, tudo começou com um ser unicelular, o protozoário ciliadoTetrahymena thermophila, que vive em lagoas. Ela estava curiosa sobre os cromossomos, e especificamente as extremidades dos cromossomos, conhecidas como telômeros, e este protozoário ciliado apresenta muitos cromossomos curtos, ideal para sua pesquisa. Sua curiosidade a levou para uma jornada que esclarece uma das maiores e mais antigas questões da humanidade - por que e como envelhecemos.

Read more ...

Esforço na medida certa

A capacidade de respirar é tida como natural, afinal todo mundo sabe respirar. Como todo e qualquer movimento que realizamos, é preciso algum esforço para respirar. É tão pouco que nem prestamos atenção nisto. Minha intenção é mostrar que é possível melhorar a eficiência desta capacidade, assim como a de realizar qualquer outro tipo de movimento.

Read more ...

Você sabe o que significa inflamação?

A palavra inflamação vem do latim e significa “estar em brasas ou em fogo”. Inflamação é uma resposta biológica complexa a estados estressantes provocados por agentes patogênicos, atividades intensas e repetitivas, alimentação inadequada, sono inadequado e agentes estressantes que não conseguimos lidar. Convém lembrar que a inflamação é um processo de proteção e que sem ele, lesões ou infecções não iriam sarar. 

Read more ...

Treinar para deixar de ter dor.

Joguei voleibol durante 25 anos em alto nível, ao chegar aos 40 anos não conseguia mais jogar, pois não conseguia mover o braço direito sem o auxílio de altas doses de analgésicos, relaxantes musculares, etc. Depois de séries de fisioterapias, choques e massagens a conclusão médica foi que o acúmulo de lesões ao longo do tempo tinha formado além de uma artrose, outras sequelas, de modo que eu deveria parar de jogar voleibol, tênis, natação ou qualquer esporte que exigisse a rotação do ombro.

Read more ...