Conceito

Menegatti Projeto Educativo traz para a pessoa informações constantes e atualizadas sobre a biodinâmica humana com o intuito de preservar a eficiência morfofuncional ao longo da vida. Ensina o aluna/o a elaborar estas informações e orienta em um processo pessoal de pesquisa, reconhecimento e modificação de hábitos motores, posturais e alimentares, com o objetivo de trazer autonomia e responsabilidade por seu estado de saúde e bem-estar. O profissional é o educador que orienta este processo.

Em seus 50 anos de trabalho, José Augusto Menegatti sempre entendeu o treinamento como um processo educativo. Por ter como referência princípios biológicos busca constantemente informações sobre a biodinâmica do ser humano vivo e saudável. Estas informações não estão baseadas em anatomia, patologias ou atletas como a maioria dos estudos nos quais se baseia a Educação Física.

Outro diferencial de Menegatti é que considera o ser humano uma unidade morfofuncional, ou seja, não existe a possibilidade de se treinar sistemas separadamente (cardiorrespiratório, musculoesquelético) ou capacidades isoladas (força, coordenação, potência, etc.). Sendo assim tem por objetivo atender a individualidade biológica, o que implica em não utilizar programas de exercícios pré-estabelecidos ou máquinas. 

 O sucesso deste trabalho evidenciado no bem estar, vigor, ausência de dor e saúde dos nossos alunos nos levou a organizar os Encontros de Estudos Menegatti para compartilhar e debater uma nova perspectiva dentro da área da saúde como a Educação Física e Fisioterapia, o da preservação morfoestrutural e consequente eficiência morfofuncional ao longo da vida.

O workshop

A participação no Workshop permite ao profissional entrar em contato com os princípios em que se baseia Menegatti através de práticas e debates sobre a aplicação de conceitos vigentes na área da saúde à morfofuncionalidade humana.

A vivência traz a oportunidade para o participante perceber sua organização postural/articular e constatar os benefícios das movimentações e ações utilizadas por Menegatti.

Para o profissional que se identificou com Menegatti e está disposto a estudar, debater novas informações e principalmente praticar o que está sendo proposto por nós, o próximo passo é participar dos Encontros de Estudos.

Saiba mais clicando aqui.

Os Encontros de Estudos

Reúnem pequenos grupos de profissionais e contam com José Augusto Menegatti, criador da proposta, Carla Lee e Simone Mendes como orientadores.

Estão organizados em 3 etapas:

Menegatti I –  apresentamos atividades práticas que fazem parte de cada etapa da organização de nossa aula/treino: percepção da organização postural/articular, sincronização articular, sequências de ações; para que o profissional seja capaz de inserir esta nova perspectiva em sua maneira de treinar.

Menegatti II – as práticas desses Encontros têm por objetivo aumentar o repertório e capacidade de organização da aula/treino, bem como levar o profissional a compreender a importância esperiência em ambiente aberto para a eficiência morfofuncional. Serão realizados em Ilhabela, uma cidade onde a natureza oferece a oportunidade de práticas variadas em um ambiente exuberante.

Menegatti III – estes Encontros estão organizados com diferentes temas e inovações na utilização de vários materiais – bola suíça, kettlebel, cordas, clubbell, etc. Serão aprofundados os conceitos dos princípios biológicos da morfofuncionalidade humana e das organizações nas progressões em volume, intensidade, frequência e complexidade.

Saiba mais clicando aqui.